Impacto da certificação LEED no valor de locação de edifícios de escritórios corporativos

Dissertação de mestrado Universidade de Pernambuco (UPE)

INDICAÇÕES DE ESTUDO

Elcio Silva

7/10/20233 min read

Esta é a minha dissertação de mestrado. Um estudo desenvolvido por mim, com orientação da Profª. Drª. Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani e coorientação do Prof. Dr. Lutemberg de Araújo Florencio, intitulado "Sustentabilidade em edifícios de escritórios corporativos: um estudo sobre o impacto da certificação LEED no valor de locação".

Foi um pesquisa simples, mas com temática bem atual no mercado imobiliário. Além da pesquisa desenvolvida, construímos um referencial teórico que trata sobre os principais conceitos da análise de valor, sobretudo no que diz respeito à aplicação do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado.

Segue o resumo do trabalho:

RESUMO

Um movimento crescente de demanda por produtos sustentáveis ganha cada vez mais proporção a nível mundial, de forma que medidas para avaliação do nível de sustentabilidade alcançado por um empreendimento vêm sendo gradativamente adotadas em diversos países, inclusive no Brasil. Em que pese a representatividade da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) no mercado imobiliário nacional, pode-se entender que o caráter de adesão voluntária é um fator que condiciona o crescimento de empreendimentos certificados a uma percepção de viabilidade econômico-financeira por parte do empreendedor. É neste contexto que a presente dissertação objetiva estudar como os Edifícios de Escritórios para Locação (EEL) com certificação LEED respondem no tocante ao valor de aluguel no mercado imobiliário da cidade de São Paulo. Com base em uma amostra de 265 edifícios situados em 11 regiões da cidade, utilizou-se o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado (MCDDM), suportado por técnicas de inferência estatística para o tratamento científico dos dados, a fim de investigar se a obtenção do referido rótulo de sustentabilidade, bem como a pontuação atingida no processo de certificação, impacta o comportamento de formação dos preços praticados no mercado de locação em estudo. Os modelos de preços hedônicos inferidos nesta pesquisa apontam para variações positivas em torno de 8,67% a 15,68% nos valores de locação estimados para os escritórios na condição de certificado, o que sugere uma tendência de valorização em termos de valor médio de aluguel de edifícios certificados, sendo consistente com as descobertas de outros autores. Além disso, os resultados ainda apontam para um aumento de valor em função do maior nível de certificação obtido, sendo observado um incremento em torno de 0,225% para cada acréscimo unitário aplicado sobre a covariável que representa a pontuação atingida no processo de certificação. À vista disso, as análises realizadas evidenciaram o potencial da sustentabilidade em termos de valores médios de locação dos EEL, dentro de uma conjuntura atual do mercado imobiliário, o que pode servir de base para subsidiar investidores com informações claras e fundamentadas sobre o nível de impacto das práticas sustentáveis no valor dos empreendimentos, além de contribuir com a carente discussão sobre o tema no cenário nacional.

Você pode ter acesso ao texto completo acessando o site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco ou clicando aqui.

Elcio Silva é engenheiro civil membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (IBAPE-PE) e diretor de comunicação e divulgação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), autor de trabalhos técnicos publicados em periódicos e congressos, professor convidado de cursos de pós-graduação em engenharia de avaliações, sócio-diretor técnico da Construsul Engenharia e atua como perito judicial, assistente técnico e consultor em trabalhos que envolvem engenharia de avaliações com uso de metodologia científica.