Engenharia de Avaliações com base em modelos Gamlss

Dissertação de mestrado do Prof. Dr. Lutemberg Florencio pela UFPE

INDICAÇÕES DE ESTUDO

7/10/20233 min read

O professor Lutemberg é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA) e tem se dedicado ao ensino da Engenharia de Avaliações de forma muito brilhante e responsável.

Sua dissertação de mestrado é uma boa referência para resgatar conceitos básicos da avaliações de imóveis, sobretudo com o respaldo da estatística inferencial. Recomendo sua leitura. Segue o resumo do trabalho:

RESUMO

"A determinação técnica do valor de um bem imóvel (casas, terrenos, entre outros) é de extrema importância para a tomada de decisão em diversos segmentos da sociedade e em muitos órgãos governamentais e privados. Cabe à Engenharia de Avaliações, enquanto ciência do valor, coletar, tratar e analisar dados e estimar modelos que expliquem, de maneira satisfatória, a variabilidade observada nos preços, no mercado em que se estuda. Entretanto, não-normalidade, heteroscedasticidade e heterogeneidade espacial e estrutural são bastante comuns em dados imobiliários, razão pela qual o uso de modelos tradicionais, como o modelo normal de regressão linear clássico (CNLRM) e os modelos lineares generalizados (GLM), pode sofrer limitações. Diante disto e com base numa amostra de 2109 observações de terrenos urbanos situados na cidade de Aracaju-SE, relativas aos anos de 2005, 2006 e 2007, estimamos a função de preços hedônicos mediante uso da classe de modelos de regressão proposta por Rigby & Stasinopoulos (2005), denominada de modelos aditivos generalizados para posição, escala e forma (GAMLSS), a qual permite o ajuste de uma ampla família de distribuições para a variável resposta e possibilita a modelagem direta, utilizando funções paramétricas e/ou não-paramétricas, da estrutura de regressão da variável de interesse. Neste sentido, a presente dissertação descreve e caracteriza os modelos GAMLSS, bem como compara os ajustes realizados entre os modelos estimados via CNLRM, GLM e GAMLSS para o mesmo conjunto de dados. Na análise empírica consideramos como variável resposta o preço unitário do terreno e como variáveis independentes as características estruturais, locacionais e econômicas inerentes ao imóvel. Devido à flexibilidade da estrutura de regressão GAMLSS, modelamos de forma não-paramétrica (utilizando suavizadores splines) algumas covariáveis (por exemplo, as coordenadas geográficas referentes à localização do terreno), assim como modelamos os parâmetros de posição (μ) e escala (σ) da variável resposta. Os resultados obtidos mostraram que os modelos GAMLSS forneceram um ajuste superior àqueles obtidos via CNLRM e GLM, segundo as análises gráficas e numéricas dos resíduos e os critérios de Akaike e Schwarz, indicando que a classe de modelos GAMLSS aparenta ser mais apropriada para a estimação dos parâmetros da função de preços hedônicos."

O texto completo pode ser obtido no repositório digital da UFPE ou clicando aqui.

Elcio Silva é engenheiro civil membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (IBAPE-PE) e diretor de comunicação e divulgação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (SOBREA). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), autor de trabalhos técnicos publicados em periódicos e congressos, professor convidado de cursos de pós-graduação em engenharia de avaliações, sócio-diretor técnico da Construsul Engenharia e atua como perito judicial, assistente técnico e consultor em trabalhos que envolvem engenharia de avaliações com uso de metodologia científica.